top of page

Ordens Filiadas

A Ordem da Cavalaria

A Ordem da Cavalaria é uma organização de DeMolays ativos mais velhos (entre 16 e 21 anos), que trabalha dentro da armação da Ordem DeMolay em uma unidade subordinada que se chama "Convento", com seus próprios oficiais e Rituais.

 

A Ordem dos Nobres Cavaleiros, cujo nome oficial é "Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay" NÃO É UMA HONRARIA OU PRÊMIO, e sim um corpo a trabalhador cujo propósito é o de estender a camaradagem e prestar serviço à Ordem DeMolay.

 

Entre as funções de um Convento, cita-se:

- Estender e ajudar a Ordem DeMolay e seus Capítulos;

- Manter o interesse ativo dos DeMolays mais velhos;

- Fornecer um programa interessante para os membros do Convento;

- E, o principal, FORNECER E MANTER O PRÓPRIO EXEMPLO PARA TODOS OS DEMOLAYS.

 

O primeiro Convento surgiu em Kansas City, nos Estados Unidos da América, em 27 de outubro de 1946, tendo como 1º Ilustre Comendador Cavaleiro, isto é, o presidente do Convento, Sir Everett Davis.

 

"Sir" é o tratamento entre os Irmãos Cavaleiros que, em seus próprios trabalhos, possuem paramento próprio e ritual peculiar. Desenvolvem a espiritualidade, a filantropia e companheirismo através destes trabalhos. Há de se notar que, dentre os objeto utilizados nos trabalhos, encontram-se as esporas douradas, cujo par da primeira reunião de Cavalaria está em exposição na sala Memorial de Frank Sherman Land, no Supremo Conselho Internacional.

 

Dentre os Cavaleiros, distinguem-se dois graus: O grau de Cavaleiro, dado ao DeMolay maior de 17 anos que passa pela sagração; e o do Grau do Ébano, conferido aos Irmãos de 19 anos ao presenciarem a respectiva cerimônia. Ambos não fazem o Irmão melhor nem pior que qualquer outro Irmão, como disse Tio Land, porém, dá novas lições à ele e uma nova perspectiva e responsabilidade.

Távola dos Escudeiros

A Távola Redonda é uma organização internacional patrocinada pela ORDEM DeMOLAY, feita para crianças, do sexo masculino, com fins educacionais e cerimoniais, fundada 1922.

O nome “Távola Redonda”, relacionado a lenda do Rei Artur, foi escolhido porque aquela antiga ordem possuía os mais elevados ideais de serviço, perfeição, camaradagem e igualdade entre os Cavaleiros.

 

Dessa forma, é importante que se forme um grupo de meninos, futuros homens, com os mesmos ideais para corrigirem as muitas injustiças que afligem a humanidade.

 

A Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é uma organização reconhecida desde 1995, que se dirige a crianças do sexo masculino, entre 07 e 12 anos, fazendo com que eles participarem de atividades com os DeMolays, respeitando-se as diferenças de idade entre os membros das duas Ordens.

Associação "Alumni "

Alumni é a palavra em latim que significa ex-aluno, assim, a Ordem DeMolay é uma escola e aqueles que atingem a maioridade, tornando-se Sêniores Demolays, simbolicamente "deixam" essa escola, pois já aprenderam tudo que podiam dentro dela, logo, virando ex-alunos.

Há um costume nos Estados Unidos, que não é muito comum no Brasil, onde os ex-alunos das universidades, escolas ou colégios se organizam em agrupamentos com a finalidade manterem os laços entre si, e com as suas instituições de origem. O resultado da formação destes agrupamentos é a facilitação dos encontros, festas, eventos e a manutenção dos contatos.

Portanto, a Associação "Alumni" é uma instituição a serviço do Sênior DeMolay, através do qual eles poderão dar sua contribuição à sociedade, e à Ordem DeMolay.

A Associação "Alumni"  foi Inspirada na frase “Sozinhos somos fortes, unidos, imbatíveis”, e atua em 2 frentes:

1 – Ações voluntárias que, coordenados pela Associação DeMolay "Alumni" do seu Estado, podem ser convidados a prestar serviços à sua comunidade. (Por exemplo: Os médicos associados, ou não associados, podem ser convidados a comparecerem em dia e local, previamente estabelecidos, para prestar serviço de consulta médica à população carente);

2 – Viabilização dos trabalhos da Ordem DeMolay, pois parte da capitação anual dos associados é destinada a um fundo que funciona para financiar projetos de assistência social, apresentados e executados pelos DeMolays Ativos. (Tais projetos causam um impacto muito positivo na vida das pessoas beneficiadas).

Os ensinamentos da Ordem DeMolay não podem ser desperdiçados. Pelo contrário, serão implementados assim que o DeMolay atinge a maioridade. Por isso, todo Sênior DeMolay tem a obrigação moral de dar sua contribuição à sociedade. Dentro dos Capítulos DeMolays, o jovem aprendeu as lições teóricas e práticas. Ao atingir a maioridade (21 anos) o líder deverá por em prática as lições aprendidas. A omissão de um Sênior DeMolay às questões sociais é um indicativo de que ele não aprendeu a lição da verdadeira liderança.

A Corte Chevalier

Uma Corte de Chevalier somente será fundada, com a autorização formal do Supremo Conselho e com o patrocínio de, no mínimo, um Tio Maçom, que deverão estar de acordo com a carta de intenções formalizada previamente por seus membros fundadores.

 

Seus quadros serão compostos por Chevaliers ativos ou Seniores Chevaliers e sua administração será mantida por um corpo de seis Grandes Oficiais devidamente eleitos e investidos.

 

A Corte terá como principal tarefa conferir o Grau de Chevalier aos jovens nomeados pelo Supremo Conselho e ajudar nos trabalhos de nossa Ordem, sempre monitorando os Irmãos mais novos, perpetuando assim a tradição das mais antigas Ordens de Cavalaria, onde os mais experientes davam espaço aos menos experientes.

 

Os Chevaliers de uma Corte não deverão ser necessariamente membros de um mesmo Capítulo, assim como uma Corte não deverá ser parte integrante de qualquer Capítulo. As Cortes de Chevalier são entidades autônomas, patrocinadas apenas pela Maçonaria.

 

Portanto, uma Corte deve ser homogênea e conter em seus quadros membros de diversos Capítulos, para que haja um verdadeiro espírito de companheirismo e assim possam compartilhar suas experiências em prol de nossa Ordem. Deverá trabalhar de forma paralela e dar suporte aos Capítulos de sua Região, auxiliando nas mais diversas tarefas, como cerimônias conjuntas, atividades beneficentes, organização de eventos, auxílio no incremento de novos membros, dar treinamento litúrgico e ritualístico entre outras funções.

 

Todo Chevalier tem a obrigação de cumprir a sua Observância Anual do dia em memória ao Tio Frank Sherman Land, fundador da Ordem DeMolay, no dia 8 de Novembro de cada ano. E a Corte poderá realizar uma celebração coletiva, facilitando assim a reunião anual dos Nobres Irmãos.

Copyright © Capítulo "Santos"

Sob os Auspícios do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil
Rua Almeida de Moraes, Nº 13, Santos - SP

Patrocinado pela A.·.R.·.L.·.S.·. "Estrela de Santos"

  • Facebook - White Circle
Feito por Pedro e Lucas Galante
bottom of page